É natural que as construções se desgastem com o tempo, demandem novos usos e necessitem de uma transformação. Nesse caso, o retrofit é uma solução interessante. Tendência na arquitetura, é uma forma de revitalizar espaços, ressignificar imóveis mais antigos, valorizando o que já existe, dando vida e beleza. 

Projetos em retrofit são ideais para restaurar construções antigas, com estruturas já obsoletas ou em condições ruins de utilização, pois alia tecnologia a materiais de qualidade para transformar a aparência, mas mantendo a arquitetura original. Ou seja, além da estética, também renova aspectos como a segurança, acessibilidade, hidráulica e elétrica. 

Entre os benefícios, podemos destacar: 

  1. Renovação

Sem necessidade de grandes intervenções, é possível ter um resultado esteticamente agradável, deixando a região revitalizada e proporcionando satisfação de quem mora ou trabalha por ali. 

  1. Segurança

Permite a adequação de construções antigas às normas atuais. Um fato muito importante, já que essas normas tendem a mudar com certa frequência.

  1. Novos usos do espaço

A possibilidade de criar novos usos ou ressignificar o uso do espaço sem mexer na sua estrutura, é um importante diferencial. Pode ser usado para projetos residenciais ou comerciais. 

  1. Redução dos custos

Cada vez mais frequentes nas grandes cidades, têm a vantagem de apresentar, na maioria dos casos, um custo menor do que uma construção a partir do zero.

  1. Sustentabilidade

Por reaproveitarem construções existentes, são opções mais sustentáveis para o crescimento urbano. Além disso, também podemos trocar os materiais do projeto original por outros que sejam eco-friendly, como o porcelanato.

×