Bem-estar, saúde e conforto emocional. Nossa casa merece ser nosso porto seguro e a conexão com a natureza pode ajudar. É preciso transformar nossa relação com ela, ao integrar seus elementos nos projetos de arquitetura.
A biofilia, que do grego significa amigo na natureza, tem como diferencial incorporar características naturais aos espaços construídos, como água, luz natural, ventilação cruzada, plantas e elementos como madeira e pedra. O jogo de luz e sombra e o uso de formas e curvas orgânicas também estão presentes nessa proposta.
Podemos considerar que a biofilia na arquitetura seja uma maneira de valorizar o que é nosso, o que é sustentável, voltando às origens após um longo período de revolução industrial e tecnológica. Temos uma grande variedade de pedras brasileiras, belíssimas, assim como madeira e bambu que não precisam vir de outros países.
O uso de espelhos também é interessante, pois ajuda a refletir a luz natural, elemento importante para mantermos o ciclo circadiano ajustado. Mais do que uma ciência, a biofilia é uma necessidade. Uma forma de ressignificar nossa relação com a natureza e trazer mais qualidade de vida aos espaços.